terça-feira, 19 de maio de 2020

A ESCOLA É UM ESPAÇO INTERESSANTE?

       O documentário “A Educação Proibida” nos faz pensar nas diversas realidades sociais em um país de tamanho continental como o Brasil. Dentre as complexidades propostas, alguns aspectos se sobressaem quanto ao interesse do aluno em relação ao espaço escolar. Este sujeito da aprendizagem realmente está interessado na prática? Ele entende o porquê de seu aprendizado? Os conhecimentos formais fazem sentido para ele? Ao gerar todas essas duvidas, buscamos entender o papel do aprendizado e seu significado nas instituições de ensino.

A problemática do excesso de conhecimentos formais, que são postos ao aluno, sem significado aparente, faz com que ele mesmo não compreenda, e na maioria das vezes, não leve em consideração essa noção. A ausência do sentido no aprendizado, da ao exercício escolar uma das suas características mais negativas, a imposição. Ora, quando o aluno não entende o significado da aquisição de determinado conhecimento, fica difícil cativar o seu interesse. O que se cria, na verdade, é uma relação onde o individuo desconheça a sua ligação com o tema tratado. E dessa forma, também não existe a preocupação de fazer o estudante entender qual o significado do aprendizado. Simplifica-se ao dizer que é para o mundo do trabalho, até porque, isso diminui a formação de uma mente critica.

Quando se atribui uma ligação com sua realidade, e, quando é esclarecido o seu papel como individuo social, passo a passo, como se constrói o ensino nas etapas escolares, deixamos claro o porquê ele está ali. Não é algo que o aluno assimile da noite para o dia, mas, uma significância que deve ser construída dentro do espaço atribuído ao ensino. Entretanto, o aluno se depara com estruturas escassas, professores desmotivados e um ensino escolar sucateado, ao qual está baseado na seleção social e no cumprimento do papel, puro e simples, esquecendo-se das interações que formam o caráter do indivíduo.

Sendo assim, os reflexos que se constituem nas relações escolares, e as discussões fomentadas pelo documentário "Educação Proibida", fazem, antes de refletirmos o dever da educação, pensar como o individuo se percebe na sociedade e na escola. Como aquele conhecimento pode ser interessante em realidades onde o aprendiz é imbuído a crer desde criança, em um aprendizado que descaracteriza sua identidade e ignora suas origens. Acima de tudo, devemos entender para que e para quem o currículo e a escola e o ensino estão direcionados.


Documentário na integra disponível no YouTube:


COMO CITAR ESSE ARTIGO:
PEIXER, Arthur Luiz. A ESCOLA É UM ESPAÇO INTERESSANTE? In: Blog EnsinArthur. Disponível em: http://ensinarthur.blogspot.com/2020/05/a-escola-e-um-espaco-interessante.html . Publicado em: 19 mai. 2020. Acesso: [informar a data].



Nenhum comentário:

Postar um comentário